terça-feira, 27 de maio de 2014


Sesap registra quatro mortes por meningite em 2014 no RN

Quatro pessoas morreram por causa da meningite entre os meses de janeiro e maio no Rio Grande do Norte. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), foram notificados 46 casos suspeitos da doença no período, sendo confirmados 10 da doença meningocócica, a forma considerada mais grave.

Segundo a subcoordenadora de violência epidemiológica, Stella Leal, o número de mortes não caracteriza como surto e nem representa perigo para a população. Durante todo o ano de 2013, a Sesap confirmou 96 casos de meningite, com 13 óbitos.

A meningite é uma doença que atinge o sistema nervoso, com uma inflamação na membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. De acordo com o Ministério da Saúde, é geralmente causada por vírus ou bactéria.

Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômito, rigidez da nuca, moleza do corpo, confusão mental e, em alguns casos, delírio e coma.“É preciso atenção aos sintomas, porque quanto mais rápido for o diagnóstico mais tempo o médico tem para introduzir o tratamento. Porém, quando não tratada a tempo, pode causar sequelas e até levar a óbito”, informou Stella Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário