sábado, 17 de maio de 2014

Morre aos 88 anos o escritor e aviador Pery Lamartine

Morreu aos 88 anos, o escritor e aviador Pery Lamartine, neto do ex-governador Juvenal Lamartine. Ele lutava contra um câncer de fígado há dois anos. Pery deixa quatro filhos e oito netos.

A aviação, o turismo e a literatura foram os grandes expoentes da vida de Pery Lamartine. Ele pode ser lembrado pelo pioneirismo em viagens e por ter fundado uma das primeiras agencias de turismo do Rio Grande do Norte. Além disso, ele foi um pesquisador meticuloso em duas vertentes: a aviação e o sertão potiguar. Pery nasceu em 2 de maio de 1926, em Caicó,  estudou em Serra Negra, terra de seus ancestrais, tornou-se aviador, escritor e agente de viagens – o primeiro de Natal. No ano de 1944 terminou o curso de piloto-privado do Aeroclube do RN.  Na época, era estudante do colégio Atheneu.
Arquivo TNConhecido pelo pioneirismo em viagens, com a fundação de uma das primeiras agencias de turismo do Rio Grande do Norte 
 Conhecido pelo pioneirismo em
viagens, com a fundação de uma das primeiras agencias de turismo do Rio Grande do Norte

Hypérides Lamartine, conhecido como “Pery Lamartine”, era filho do casal Clóvis Lamartine de Farias e Maria de Lourdes da Nóbrega. Ele é autor de várias crônicas, Pery foi um escritor  consagrado, integrante da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, com 17 livros publicados, entre os quais “Velhas Oiticicas”, “Epopeia nos ares”, “O Aeroplano”, “Personagens Serra-negrenses” e “Coronéis do Seridó”. Além dos temas voltados para suas origens sertanejas, a aviação dominou seus escritos, pois ele foi um decano da história dessa proeza humana no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário