quinta-feira, 22 de maio de 2014

Em relatório do orçamento, governo prevê mais inflação neste ano

Estimativa para IPCA subiu de 5,3% para 5,6%; PIB segue em 2,5%.
Não houve liberação de recursos e nem corte adicional de despesas.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília

O governo federal admitiu oficialmente que a inflação deverá ser mais alta neste ano. No relatório de receitas e despesas do orçamento federal, relativo ao segundo bimestre deste ano, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada inflação oficial do país, passou de 5,3% para 5,6%.
monetária e com a trajetória para este índice observada até o momento", informou o Ministério do Planejamento. Mesmo assim, o valor estimado pelo governo federal para a inflação em 2014 segue bem abaixo da expectativa do mercado financeiro, captada pelo Banco Central na semana passada em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras, para o IPCA deste ano, que está em 6,43% – valor que está próximo do teto de 6,5% do sistema de metas de inflação.
Pelo sistema que vigora no Brasil, a meta central tanto para 2014 como para 2015 é de 4,5%. Entretanto, há um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desse modo, o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta seja formalmente descumprida.
Para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, o governo manteve a estimativa em 2,5% de alta. O valor está acima, porém, do que prevê o mercado financeiro – que vê uma alta de 1,62% para a economia brasileira neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário