sábado, 18 de maio de 2013

Mapa descarta nova fraude em amostras de leite cru

Brasília – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) descartou ontem a suspeita de que amostras de leite cru colhidas no Rio Grande do Sul tenham sido adulteradas com o uso de antibióticos. Ao todo, 448,3 mil litros foram retidos na empresa Laticínio Vale do Taquari, localizado no município de Estrela (RS), com denúncia de adulteração. A hipótese, no entanto, foi descartada após análises.
Alex RégisO leite cru vem sendo fiscalizado, após casos de adulteraçãoO leite cru vem sendo fiscalizado, após casos de adulteração

Segundo o Mapa, foram coletadas amostras de toda a produção buscando a presença de antibióticos. Após as análises, foi descartada a hipótese de irregularidade. Como o lote estava dentro dos padrões, será liberado para a comercialização. O Mapa submeterá o estabelecimento, porém, a Regime Especial de Fiscalização (REF). O objetivo é fazer um acompanhamento do controle de antibiótico que deve ser realizado no recebimento de leite cru.

As análises envolvendo o leite ocorrem em decorrência da Operação Leite Compen$ado, que descobriu um esquema no Sul do país em que empresas transportadoras adicionavam ureia ao leite cru que era fornecido às indústrias e posteriormente chegava ao consumidor.  As investigações indicaram que alguns transportadores que compram leite dos produtores para revendê-lo à indústria adicionavam água à bebida e, para driblar as análises feitas pelas empresas, acrescentavam uréia, que, por sua vez, contém formol, substância considerada cancerígena. Com isso, conseguiam aumentar o volume que entregavam para beneficiamento em até 10% e lucrar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário