quarta-feira, 12 de novembro de 2014


Vacina contra HPV não atinge meta

A cobertura vacinal da segunda dose de proteção contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) no Rio Grande do Norte está em 29,8%, percentual considerado baixo, levando-se em conta a meta nacional de atingir os 80% da população-alvo. No Estado, 25,1 adolescentes entre 11 e 13 anos já foram imunizadas com a segunda dose, dentro da campanha iniciada em setembro passado.
marcelo camargoGoverno Federal faz chamamento das adolescentes no RN devido à baixa cobertura na fase atual 
 Governo Federal faz
chamamento das adolescentes no RN devido à baixa cobertura na fase atual

No Brasil, esta fase da campanha atingiu os 45% do público-alvo, com mais de 2,2 milhões de meninas vacinadas. A campanha é realizada como forma de incentivar familiares e responsáveis a levarem as adolescentes aos postos de saúde para fazer a imunização, mas as doses estão disponíveis nas unidades de todo o País o ano inteiro. O esquema completo de prevenção se dá com mais duas etapas após a primeira dose: a segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos depois.
A vacina garante proteção contra o câncer do colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina e terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça a importância de convocar os responsáveis pelas adolescentes para que levem as meninas até os postos de saúde para tomarem a segunda dose. “A primeira dose sozinha não protege contra o vírus. Por isso, é fundamental tomar a segunda dose. O Ministério da Saúde garante a segurança da vacina. Atualmente, ela é utilizada em mais de cinquenta países, com cerca de 175 milhões de doses aplicadas”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário