sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Edificações brasileiras terão selo para medir o grau de eficiência energética

A Eletrobras lança no próximo dia 26 o Selo Procel Edificações, que vai medir o grau de eficiência energética das edificações brasileiras. A ferramenta seguirá o mesmo conceito do Selo Procel para Equipamentos e Eletrodomésticos, que completa, nesta data, 20 anos de implantação.

Para a obtenção do selo, o empreendedor ou construtor deve submeter o seu projeto ou o edifício construído a um organismo de inspeção. Serão analisados três sistemas que abrangem a envoltória, isto é, a parte de fachadas e telhados; a iluminação; e o condicionamento de ar. O Selo Procel Edificações será concedido aos empreendimentos que atingirem a classe A, considerada a mais alta em termos de eficiência energética, em cada um dos três sistemas. A avaliação ocorre em duas etapas que envolvem o projeto e a fase após a construção.

“O Selo Procel vai ser concedido àqueles que obtiverem, no mínimo, o triplo A. Esta é a condição. É o critério de excelência, onde você premia os melhores na sua categoria”. Além disso, os premiados recebem uma bonificação, caso implementem no projeto ou construção concluída  inovações sustentáveis, do tipo reúso de água, aquecimento solar térmico, painel fotovoltaico para geração de eletricidade para consumo da unidade habitacional. “Tudo com viabilidade econômica

Nenhum comentário:

Postar um comentário