quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Governo reconhece dificuldades no abastecimento

A situação dos reservatórios hídricos do Rio Grande do Norte continua em estado grave. O Governo do Estado prevê situação difícil se não chover suficiente em 2015. “Se não chover o suficiente ano que vem para reabastecer os reservatórios  vamos ficar em uma   situação difícil no estado. Mas o governo está trabalhando com parcimônia para garantir que esses reservatórios não sequem”, afirmou a Coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana Dar´c.
Jobel AraújoAçude Gargalheiras tem capacidade para armazenar 44.421.480 metros cúbicos de água, mas está com volume de 3.274.877 metros cúbicos, o que representa 7,37% de sua capacidade total 
 Açude Gargalheiras tem
 capacidade para armazenar 44.421.480 metros cúbicos de água, mas está com volume de 3.274.877 metros cúbicos, o que representa 7,37% de sua capacidade total

Dos 46 reservatórios monitorados pela Semarh, 12 já estão em colapso, e mais 10 devem chegar a este status até fevereiro de 2015. A grave situação atinge, majoritariamente, as regiões do Seridó e Alto Oeste. Cinco cidades estão hoje em colapso de abastecimento, e 111 municípios abastecidos por carros-pipa do Exército.

Outra cidade à iminência do colapso é Pau dos Ferros.  Mas segundo  Joana Dar´c, a situação da cidade melhorou, pois a adutora emergencial foi concluída. “A adutora de Pau dos Ferros já está concluída e está levando água para a cidade. Essa água vem do açude Santa Cruz de Apodi.  Esse açude não está em uma situação crítica, não tem tanto uso e dá pra abastecer a cidade até o inverno do próximo ano”, espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário