segunda-feira, 30 de junho de 2014

Mudança de temperatura é a vilã

Uma das principais vilãs para o aumento dos casos de doenças respiratórias durante o inverno é a mudança de temperatura. A estação favorece uma maior circulação de vírus e torna as pessoas mais vulneráveis, principalmente as crianças, pois ainda possuem um sistema de defesa em formação.
Alex RégisInverno favorece uma maior circulação de vírus no ar e torna as pessoas mais vulneráveis 
 Inverno favorece uma maior
circulação de vírus no ar e torna as pessoas mais vulneráveis

A procura por consultas aumenta, segundo o pneumologista pediátrico Sérvulo Antônio de Holanda, e os principais casos são de gripes, pneumonias, bronquites, inclusive as asmáticas. “Isso leva ao aumento na procura por prontos-socorros.”

O médico explica que os vírus se disseminam com mais facilidade durante este período do ano, causando estados gripais. “E a partir de um quadro viral, pode-se desencadear um quadro de infecção. Aí, vem as bronquites, as pneumonias, bronco-pneumonias,  as amidalites, as infecções de garganta e de ouvido, que são muito frequentes”, comenta o pneumologista.

Limpando o ambiente
Com tantos vírus em suspensão no ar, o melhor a ser feito é se prevenir antes que um deles ataque sua saúde. A higiene ambiental se faz mais do que necessária. Em alguns casos, é até mesmo uma questão de sobrevivência — principalmente para crianças altamente alérgicas. Como a umidade aumenta, surge mofo em guarda-roupas e em outros pontos da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário