quinta-feira, 18 de abril de 2013

Leilão de compra de milho para o Nordeste fracassa

Brasília (AE) - O leilão inédito da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para compra de 103 mil toneladas de milho a granel, que devem ser entregues pelos vendedores nos portos do Nordeste, para atender criadores dos municípios atingidos pela seca, terminou ontem sem negociar nenhum dos quatro lotes ofertados.

O leilão para entrega nos portos foi uma alternativa encontrada pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) para acelerar a remoção do milho, que até então vinha sendo feita apenas por meio de leilões de compra do produto já ensacado pelos vendedores com compromisso de entrega em postos de distribuição definidos pela Conab. O leilão previa entrega do milho nos portos de destinos entre 2 a 14 de maio. No remate da próxima semana, as entregas serão realizadas até o fim de junho.
João Maria AlvesMilho em armazém da Conab: produto que será comprado vai atender a áreas atingidas pela secaMilho em armazém da Conab: produto que será comprado vai atender a áreas atingidas pela seca

O primeiro lote do leilão é de 20 mil toneladas para entrega no terminal portuário de Cotegipe (BA) entre 27 de maio a 3 de junho. O segundo lote é de 30 mil toneladas destinadas aos portos do Ceará, que devem ser entregues entre 27 de maio a 3 de junho.

O terceiro lote é de 28 mil toneladas, das quais 16 mil toneladas devem ser entregues no porto de Cabedelo (PB) entre 27 de maio e 3 de junho, e outras 12 mil toneladas no porto de Natal (RN), entre 5 a 11 de junho. O quarto lote é de 25 mil toneladas, com entrega prevista entre 27 de maio a 8 de junho em Recife (PE).
Segundo fontes do setor, o valor do frete para transporte do milho da região Sul para a região Nordeste não seria impedimento, pois o cereal comprado a R$ 26/saca no mercado paranaense poderia ser desembarcado em Salvador a R$ 38/saca. O problema é a logística nos portos, principalmente em Paranaguá, onde o escoamento da soja está próximo de atingir o pico desta safr

Nenhum comentário:

Postar um comentário