domingo, 3 de maio de 2015

Bactérias do bem

Isaac Ribeiro
Repórter

É lógico que tomar todas as medidas de higiene para criar os filhos de forma o mais saudável possível é o pensamento da maioria das mães e pais. Mas há de se cuidar para que esse comportamento não se torne algo obsessivo, até por que um pouco de sujeira não faz mais a ninguém. E não faz mesmo! Deixar o bebê brincar livremente de vez em quando faz bem ao desenvolvimento do sistema imunológico dele. Cavar na terra do quintal, andar descalço, sentar na areia, ter contato com animais de estimação faz com que a criança entre em contato co determinados vírus e bactérias “do bem”, aumentando as defesas de seu organismo.

Pediatras e infectologistas afirmam ser possível ter filhos saudáveis deixando-os ter contato com o ambiente que os cercam. É como uma espécie de treinamento para o sistema imunológico. O contato com micro-organismos é um incentivo à criação de defesas.   Afinal de contas, sempre foi assim. Nascemos preparados para o mundo.
CedidaO contato desde cedo com micro-organismos presentes em ambientes livres e abertos ajuda a desenvolver o sistema imunológico dos bebês e crianças, treinando as defesas do organismo 
 O contato desde cedo com
micro-organismos presentes em ambientes livres e abertos ajuda a desenvolver o sistema imunológico dos bebês e crianças, treinando as defesas do organismo

Tanto é que, em zonas rurais,   crianças com problemas de alergia  representam é cerca de 30% a 50% menor do que em crianças habitantes de ambientes excessivamente e assépticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário