sábado, 16 de maio de 2015

RN tem nota zero em transparência

Ricardo Araújo
Repórter

As ações do Governo do Estado do Rio Grande do Norte são, ao lado do Estado do Amapá, as menos transparentes do país.  As duas unidades federativas foram as únicas que receberam nota zero num estudo lançado ontem pela Controladoria Geral da União (CGU), que mediu o índice de transparência de 26 estados, além do Distrito Federal, e 492 municípios brasileiros. Dos quinze municípios potiguares avaliados, treze tiveram suas notas zeradas. Natal obteve nota 7,64 e Passagem, no Agreste potiguar, recebeu 2,50 pontos pela disposição das informações no Portal da Transparência do Executivo Municipal, no qual devem constar dados de utilização dos recursos públicos, salários dos servidores e comissionados, dentre outras informações.
Ana SilvaGoverno do Estado informou que a Control está providenciando alterações na estrutura da homepage do Governo do RN para facilitar, ao cidadão, o acesso aos dadosGoverno do Estado informou que a Control está providenciando alterações na estrutura da homepage do Governo do RN para facilitar, ao cidadão, o acesso aos dados

O Estado do Rio Grande do Norte sequer figura na listagem das unidades federativas que aderiram ao Programa Brasil Transparante, da CGU. Das 167 cidades que formam o estado potiguar, 53 aderiram, mas a maioria delas sequer dispõe de portal na internet atualizado. Em Natal, somente a Prefeitura Municipal fez adesão ao Programa da CGU. A Câmara Municipal, não. As maiores cidades potiguares, como Mossoró, Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, por exemplo, também não aderiram ao programa. Assim como a Assembleia Legislativa local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário