domingo, 24 de maio de 2015

El Niño está de volta e já afeta clima

O serviço meteorológico australiano já emitiu o alerta: o fenômeno "El Niño" está de volta. Registrado pela última vez há cinco anos, ele interfere nas características climáticas de várias regiões do planeta, especialmente no Sudeste Asiático e na América Latina. Os efeitos são variados, podendo ir de chuva à seca, de acordo com a região. Ele pode, também, fazer com que uma estação do ano fique mais quente do que o normal.

O "El Niño" é uma anomalia climática do Pacífico Sul: em intervalos regulares, as variações normais do tempo sofrem alterações. O fenômeno ocorre entre a costa oeste da América Latina e o Sudeste Asiático, mas seus efeitos podem ser sentidos em todo o mundo. Várias vezes, ele levou a desastres naturais.

Normalmente, águas quentes superficiais fluem, a partir da América Latina, em direção ao oriente. Enquanto águas geladas viajam no sentido contrário, nas profundezas do oceano. Nos anos em que o "El Niño" foi registrado, essas correntes ficaram mais fracas e, algumas vezes, chegaram a mudar de direção.
Júnior SantosCom falta de chuvas, água para abastecimento humano fica cada vez mais escassa no interior do Rio Grande do NorteCom falta de chuvas, água para abastecimento humano fica cada vez mais escassa no interior do Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário