quarta-feira, 20 de maio de 2015

Uso d’água abre disputa entre RN e PB

Fernando Domingo e Valdir Julião
Repórteres

O abastecimento de água em quatro municípios na região Seridó do Rio Grande do Norte transformou-se em uma disputa política entre o Estado Potiguar e a Paraíba. Para garantir o consumo humano nas cidades de Caicó, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas e São Fernando, regularizando a vazão do rio Piranhas/Açu, a Agência Nacional de Águas (ANA), na última quinta-feira (14), decidiu e autorizou o aumento da vazão do açude paraibano de Coremas, no Sertão Paraibano, de 2,4 para 3,0 metros cúbicos (três mil litros) por segundo. Ontem (19), o coordenador regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) na Paraíba, Avanir Ponce Braga, pediu reunião com os envolvidos no caso para reavaliação da medida.

“O que temos proposto é que haja um encontro entre os envolvidos, não só os dois Dnocs, mas, também a ANA e os Governos Estaduais, para que se encontre uma solução plausível e legal, sem prejudicar qualquer  um dos Estados, tendo em vista que a continuação desta liberação ocasionará em uma redução rápida do armazenamento em curto prazo”, disse Braga.
DivulgaçãoCoremas distribuirá três mil litros d’água por dia para o SeridóCoremas distribuirá três mil litros d’água por dia para o Seridó

Nenhum comentário:

Postar um comentário