segunda-feira, 5 de agosto de 2013


Versátil: verde ou madura

A banana é versátil tanto verde quanto madura. Nas duas formas, ela apresenta benefícios à saúde humana. A nutricionista Graça Morais se diz fascinada pela fruta, e vem desenvolvendo várias pesquisas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte afim de aproveitar todos as suas propriedades benéficas. Uma delas foi com a pasta da banana verde, rica no nutriente inulina e capaz de fazer emagrecer e de combater inchaço na barriga, prisão de ventre e gases em excesso.
Alex RegisPesquisadores japoneses descobriram que quando madura, com manchas escuras, fruta pode eliminar tumores em nosso organismo
Pesquisadores japoneses descobriram que
quando madura, com manchas escuras,
fruta pode eliminar tumores em nosso organismo
Durante cinco meses, em 2011, ela desenvolveu uma pesquisa com 65 mulheres, entre 50 e 65 anos, com os sintomas citados acima. Ao final do tratamento, a substância se mostrou eficiente, desde que aliada a uma dieta saudável. E ainda contribuiu para baixar os níveis de colesterol das pacientes. A pesquisa foi destaque no Jornal Hoje, da Rede Globo.

A pasta da banana verde serve como base para uma série de outras receitas, enriquecendo-as: vitaminas, shakes, sopas, bolos e preparações salgadas, como tortas. O preparo também contém uma grande quantidade de amido resistente, que possui função semelhante à da fibra e não é absorvido nem digerido pelo intestino delgado, sendo fermentado no intestino grosso, como explica Graça Morais.

O amido resistente serve como alimento para bactérias benéficas existentes em nosso sistema digestivo. “Estando nutridas, elas recuperam a flora intestinal, mantendo sua integridade. E essa flora estando íntegra vai absorver melhor as vitaminas e os minerais, evitando  a entrada de toxinas. Com isso, a nossa imunidade aumenta, além de vários outros benefícios, como estimular a saciedade – por isso é altamente indicada para as dietas de emagrecimento”, diz a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário