domingo, 25 de agosto de 2013

Arena une desenvolvimento econômico e ambiental

Em pouco mais de dez meses, quando a bola começar a rolar na disputa entre seleções de diversos nacionalidades pelo título mundial de futebol, os olhos, aqui em Natal, estarão voltados para o gramado do estádio Arena das Dunas. O que poucos enxergarão é a estrutura para garantir um tapete verde, no padrão internacional. Um sistema de captação de águas pluviais e  reaproveitamento por meio de drenagem é apenas uma das medidas sustentáveis adotadas na construção do estádio - principal obra de engenharia em execução na cidade, num investimento de R$ 413 milhões.

Palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014 - que depois sediará as disputas do campeonato estadual -, a obra conseguiu reduzir o consumo de recursos naturais, a partir do reaproveitamento de água e gestão de resíduos da construção civil, e garantir eficiência na execução da obra e funcionamento da nova praça de jogos.
Alex RégisUma das tecnologias implantadas na Arena das Dunas é para a utilização da água das chuvas, que será armazenada e reutilizada nos vasos sanitários e para regar o gramado
 Uma das tecnologias implantadas na Arena
das Dunas é para a utilização da água das chuvas, que será armazenada e reutilizada nos vasos sanitários e para regar o gramado

Um sistema de calhas para recolher a água de chuvas que escoa da cobertura metálica é interligado a oito reservatórios de armazenagem e filtração que se conectam ao sistema hidráulico. A água será reutilizada nos vasos sanitários e para regar o gramado, que conta com sistema de drenagem exclusivo onde a água que se infiltra, seja da chuva ou pela aguagem, é direcionado aos tanques, passa por tratamento e retorna para o campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário