quarta-feira, 8 de agosto de 2018





RN registra 17 casos de raiva em morcegos em 2018; Sesap orienta população como agir

Número já supera registros do ano passado inteiro. Ao encontrar o animal, é preciso acionar o Controle de Endemias ou de Zoonoses do município.


Por G1 RN
Foto de 2016 mostra morcego da espécie Desmodus rotundus a caminho de uma caçada noturna (Foto: Brock Fenton/Nature Publishing Group/AFP ) Foto de 2016 mostra morcego da espécie Desmodus rotundus a caminho de uma caçada noturna (Foto: Brock Fenton/Nature Publishing Group/AFP ) Foto de 2016 mostra morcego da espécie Desmodus rotundus a caminho de uma caçada noturna (Foto: Brock Fenton/Nature Publishing Group/AFP )
No Rio Grande do Norte, dos 21 casos de raiva animal diagnosticados laboratorialmente em 2018, 17 ocorreram em morcegos. O número já supera os registros de morcegos raivosos no estado do ano passado inteiro. A Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap) está orientando a população para os cuidados.
O morcego é um animal noturno, que voa em busca de alimento. Ao encontrá-lo durante o dia, seja caído no chão, alimantando-se ou pousado em local desprotegido, deve-se suspeitar de raiva. "Todo morcego encontrado morto também é suspeito de portar a doença. Nessas situações, o Controle de Endemias ou o Controle de Zoonoses do município precisa ser informado, para que possa recolher o animal e enviá-lo para exame laboratorial", explica Julyana Diniz, Subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário