terça-feira, 14 de agosto de 2018


Obesidade infantil, um dos principais problemas de saúde da vida moderna

Especialista comenta as muitas causas que fazem com que o problema continue crescendo entre as crianças do Brasil e do mundo

Obesidade infantil, um dos principais problemas de saúde da vida modernaiStock Getty Images

Por Gerseli Angeli e Turibio Barros, Orlando, EUA
A desnutrição infantil certamente continua a ser uma preocupação no país, principalmente em regiões mais pobres, onde ainda é necessário um investimento mais consistente em políticas de desenvolvimento, educação e saúde. Entretanto, atualmente existe um problema de saúde que cresceu assustadoramente nas últimas décadas: o sobrepeso e a obesidade infantil. Este crescimento é o resultado de um conjunto de circunstâncias que têm como vítimas principalmente as crianças que vivem nos grandes centros urbanos.
Má alimentação está entre as causas relacionadas ao crescimento da obesidade infantil (Foto: iStock Getty Images)
Má alimentação está entre as causas relacionadas ao crescimento da obesidade infantil (Foto: iStock Getty Images) Má alimentação está entre as causas relacionadas ao crescimento da obesidade infantil (Foto: iStock Getty Images)
As causas são várias, entretanto podemos relacionar alguns fatores que continuam a contribuir para o crescimento do problema:

Tecnologia

O surgimento de cada vez mais recursos tecnológicos de diversão virtual, como videogames e programas de computador, certamente é o mais sedutor dos fatores de contribuição para a redução da atividade física da criança. Cada vez mais, as crianças estão substituindo as brincadeiras que antes envolviam movimento pela contemplação da tela de um monitor.

Esporte por obrigação

- A estratégia nem sempre adequada dos pais de tentar estimular a prática de esportes também é um problema. A criança precisa de diversificação de atividades. A ideia de tentar impor uma única modalidade de prática esportiva, até por conveniência ou comodidade, acaba não funcionando. A criança vai sentir atração e ter aderência por atividades nas quais ela encontre principalmente diversão. A prática esportiva tem que ter o caráter de proporcionar momentos lúdicos, à semelhança das brincadeiras infantis que existiam antigamente.

Exemplo em casa

- O exemplo por parte dos pais é também muito importante. Existem pesquisas que comprovam que filhos de pais que levam vida sedentária têm o dobro da probabilidade de também se tornarem adultos com vida sedentária e sobrepeso. Fica difícil uma criança ter vida ativa se o exemplo que ela encontra dentro de casa é o de pais sedentários.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário