terça-feira, 14 de agosto de 2018

Correr de ressaca? Ansiedade pós-lesão? Saiba como agir

Treinador Gustavo Luz comenta situações comuns a qualquer corredor e como sair delas

Correr de ressaca? Ansiedade pós-lesão? Saiba como agir Correr de ressaca? Ansiedade pós-lesão? Saiba como agir iStock Getty Images

Por Gustavo Luz, Rio de Janeiro
Cada corredor responde de forma única ao treinamento. Entre os fatores que fazem de você um ser diferenciado na corrida estão a sua genética (predisposição para se adaptar ao exercício), histórico de treinamento e de lesões, saúde geral e estilo de vida (o que come, como dorme e lida com o estresse, por exemplo). Essa semana escolhemos três situações que podem acontecer com corredores de todos os níveis e demos algumas sugestões, confira abaixo:

1. Você já correu de ressaca?

Correr na manhã seguinte a uma bebedeira traz riscos. Depois que você exagera na bebida, seu corpo fica desidratado, o que significa que o plasma sanguíneo (o líquido que envolve e transporta as células do sangue) diminui. Para manter o fornecimento de sangue necessário para os músculos, o coração precisa trabalhar mais e bombear mais rapidamente e com isso a intensidade relativa do exercício aumenta. Ou seja, você cansa mais rápido. Se tiver que treinar no dia seguinte, o faça no final do dia. Aproveite a manhã e a tarde para reabastecer o corpo com boa comida e água e descansar.

2. Fica ansioso demais para voltar aos treinos após lesão?

O tempo que você vai levar para recobrar o condicionamento depende de uma série de fatores, incluindo o período de afastamento e o tipo de exercício que conseguiu fazer enquanto ficou sem correr. Se tentar cravar os quilômetros ou ritmos que fazia antes da interrupção, pode acabar machucado, exausto e desapontado. É preciso recomeçar de onde está agora. Você voltará ao nível de antes, só que isso levará um tempo. Uma boa estratégia é alternar corrida com caminhada (4 minutos de corrida com 1 de caminhada, por exemplo) nos primeiros treinos. Seja conservador e vá ganhando confiança aos poucos, use até mais caminhadas se quiser. O mais importante é não sentir dores no momento.

3. Vale à pena correr só uma vez por semana?

Correr um pouco é melhor do que não correr. É verdade que seu condicionamento e desempenho não ficarão muito melhores com apenas uma corrida semanal. Mas esse único treino pode dar um gás na sua motivação e ajudar a criar o hábito de se exercitar. Isso também vai facilitar que você faça treinos extras quando tiver tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário