terça-feira, 1 de agosto de 2017

Estudo confirma que o vírus da zika não é transmitido pela saliva

Baixas quantidades virais, substâncias antimicrobianas naturais e textura viscosa dificultam a infecção do zika por meio de contato com a saliva, de acordo com o artigo.


Por G1
Ilustração mostra a estrutura do vírus da zika  (Foto: Kateryna Kon / Science Photo Libra / KKO / Science Photo Library) Ilustração mostra a estrutura do vírus da zika  (Foto: Kateryna Kon / Science Photo Libra / KKO / Science Photo Library) Ilustração mostra a estrutura do vírus da zika (Foto: Kateryna Kon / Science Photo Libra / KKO / Science Photo Library)
Em pesquisa publicada nesta terça-feira (1º) na revista "Nature Communications", cientistas da Universidade do Wisconsin-Madison ( UW-Madison), nos Estados Unidos, afirmam que a saliva não é uma das formas de transmissão do vírus da zika.
O grupo fez estudos com macacos e afirma que não é possível passar o vírus com um beijo na boca ou compartilhando talheres, por exemplo. Para chegar a essa conclusão, os animais foram infectados com as cepas do vírus da zika que circulam nas Américas. As salivas dos primatas com e sem o vírus foram recolhidas -- um cotonete foi passado em suas amígdalas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário