sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Conselho discute implantar as lâmpadas de LED na iluminação de Jardim do Seridó

Preocupado com a eficiência energética de Jardim do Seridó, o Conselho Municipal de Iluminação Pública (COMIPJS), solicitou ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), uma orientação técnica para se promover a substituição do atual ativo da iluminação pública urbana por lâmpadas/luminárias de LED. Em resposta, o IFRN repassou o contato da empresa brasileira que fabrica tais produtos certificados pelo IMNETRO: a Z. Light.
 
Neste sentido, aconteceu nesta quinta-feira (12) no prédio do Telecentro, a primeira reunião extraordinária do COMIPJS, dissertando sobre os benefícios da troca das atuais lâmpadas de vapor de sódio pelas lâmpadas/luminárias de tecnologia LED. Inicialmente, essa troca acontecerá de forma gradual.  Atendendo um convite do atual secretário do COMIPJS, Alexandre Vieira esteve presente, o gerente regional Nordeste da Z. Light, João Barbosa. A reunião foi conduzida pelo presidente da COMIPJS, vereador Iron Júnior. 
 
Segundo o representante da Z. Light, as lâmpadas de LED apresentam uma série de vantagens em relação às usuais de mercúrio e vapor de sódio. As principais são: a economia de energia, baixa manutenção, alta durabilidade e luminosidade mais eficiente; além dos fatores ecológicos, pois não utilizam metais pesados ou gases tóxicos em sua fabricação e não emitem raios nocivos à saúde.
 
Para ter noção da eficiência, uma lâmpada LED de 70W de potência possui maior luminosidade que uma de mercúrio com 400W de potência. Com essa proporção, uma lâmpada de LED apresenta uma economia de mais de 80% em relação às tradicionais. Outro fator chama a atenção. Enquanto uma lâmpada tradicional de mercúrio ou de vapor de sódio tem vida útil de 3.000 mil horas, a de LED é de 50.000 horas. A Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário