domingo, 4 de janeiro de 2015


Declarado livre de aftosa, RN realiza exportação de gado

Cinco meses após o anúncio da operação, o Rio Grande do Norte deverá  exportar amanhã 140 cabeças de gado Guzerá para o Senegal, na África Ocidental. É a primeira negociação internacional de gado vivo do estado após ter sido reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa com vacinação – um reconhecimento obtido em maio de 2014.

 O embarque dos animais – entre machos reprodutores e fêmeas - deveria ter ocorrido desde o dia 23 de julho, mas acabou adiado e é previsto agora para a noite desta segunda-feira, em um voo que partirá do Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, rumo a Dakar, a capital senegalesa.
MARCELO ABDONAnimais estão numa fazenda em Monte Alegre, à espera do embarque: Negócio fechado em julho 
 Animais estão numa fazenda em
Monte Alegre, à espera do embarque: Negócio fechado em julho

A operação começa no início do dia, quando os animais serão transportados da fazenda onde estão instalados, no município de Monte Alegre, até o aeroporto potiguar. O transporte será feito em seis caminhões, num trajeto que deve durar cerca de 1 hora e meia até o terminal de cargas.

“Após chegarem, no período da tarde, os animais passarão por uma vistoria do Ministério da Agricultura e serão acondicionados em baias. A saída do voo está prevista para a noite, dando maior tranquilidade aos animais”, diz Cristiano Lima, proprietário das empresas GBC Internacional, especializada em exportação de produtos do agronegócio, entre eles o gado em pé, e da AIB Internacional, que atua como Operador Logístico Internacional, ambas com sede em São Paulo e responsáveis pela logística da exportação do gado do Rio Grande do Norte.

O voo fretado será um avião de modelo 747/400. Após colocados nas baias (aproximadamente 30 baias) com capacidade para cino animais cada, os animais serão embarcados no avião. A perspectiva é que o voo dure 3 horas e 45 minutos até           Dakar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário