domingo, 26 de outubro de 2014


PF foi orientada a investigar boatos sobre morte de doleiro, diz ministro

Eduardo Cardozo disse que polícia vai pedir autorização para investigações.
Na internet, circulam notícias falsas sobre morte de Alberto Youssef.

Roney Domingos Do G1, em São Paulo
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse neste domingo (26) que a Polícia Federal já foi "devidamente orientada" a investigar boatos sobre morte do doleiro Alberto Youssef, que aparecem desde o início da manhã em notícias falsas na internet. Segundo o ministro, a PF vai, "nos termos da lei", pedir autorização para apurar o caso.
Neste sábado (25), Youssef, que está preso em Curitiba, foi levado a um hospital  após ter um mal-estar, segundo a polícia. Ele é investigado pela Operação Lava Jato, que apura suposto esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. As investigações levantam suspeita também de que Youssef atuou em esquema de cobrança de propina na Petrobras em contratos fechados entre a estatal e empresas prestadoras de serviços.
 
O doleiro fez acordo de delação premiada para contar o que sabe em troca de diminuição da pena, assim como o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, também suspeito de envolvimento no esquema. Os dois disseram em depoimentos que parte da propina na Petrobras ia para partidos políticos.
Para Cardozo, os envolvidos no boato sobre a morte de Youssef devem ser investigados e punidos, caso seja comprovada ilegalidade.
"A Polícia Federal já foi devidamente orientada para, nos termos da legislação, solicitar autorização para investigar esses fatos [boatos sobre a morte de Youssef]. Ou seja, situações dessa natureza devem ser investigadas e apuradas para eventual responsabilização dos envolvidos", afirmou o ministro após votar em uma zona eleitoral em São Paulo.
Ele também criticou a difusão dos boatos e atribuiu o caso a uma tentativa de manipular o eleitor.
"Se divulga que ele teria morrido. Não é verdade. Ele está no quarto do hospital com dois policiais federais. Então há uma tentativa de alguns de querer turvar a consciência do eleitor, o que é inaceitável. A democracia exige voto livre, consciente, sem informações que sejam plantadas em relação a uma situação dessa natureza", disse.
Ofício ao TSE
Também neste domingo, a Polícia Federal informou que vai enviar um ofício ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informando o tribunal sobre a divulgação da falsa notícia da morte de Youssef na internet. De acordo com a assessoria da polícia, cópias das páginas que continham o boato serão anexadas ao documento. Caberá ao tribunal decidir se o caso configura crime eleitoral.
Nota da redação:  É falsa a notícia que circulou na internet neste sábado (25), atribuída ao G1,  afirmando que o doleiro havia  morrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário