quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Carnaval: interior prepara a festa

Ígor Jácome
Repórter

Apesar da recomendação para se evitar gastos com a realização do Carnaval, devido à estiagem enfrentada pelo Estado  nos últimos anos, os municípios que possuem as maiores e mais tradicionais festas do interior garantem o reinado de momo em 2014. Para tanto, as prefeituras precisaram se adequar e reduzir os gastos públicos com seus eventos. Alguns gestores preferiram cancelar o carnaval.
Ilmo GomesEm Caicó, o maior problema é a falta de água, já que o Açude Itans que abastece a cidade está com apenas 10% de seu volume 
 Em Caicó, o maior problema é a
falta de água, já que o Açude Itans que abastece a cidade está com apenas 10% de seu volume

A recomendação do Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas do Estado (MPjTCE) é de 2012, mas é válida enquanto perdurar a situação de emergência dos municípios. Atualmente, 160 cidades potiguares estão nessa condição.

CaicóUma delas é Caicó, na região Seridó, que possui um dos carnavais mais tradicionais do estado. De acordo com o prefeito Roberto Germano, os investimentos municipais reduziram à ajuda que será dada aos blocos carnavalescos e aos serviços de estruturação e limpeza da cidade. Mesmo assim, a expectativa é que mais de 20 mil turistas permaneçam no município neste período. Ao todo, 60 a 70mil pessoas são esperadas, por dia, nos tradicionais  Bloco do Magrão (Ala Ursa) e o Treme-Treme. Eventos privados também levarão à cidade grandes bandas de forró.

Quem quiser passar o carnaval em Caicó e ainda não procurou hospedagem, corre o risco de não encontrar mais. A reportagem entrou em contato com algumas pousadas que já não tinham mais vagas. “Já estamos praticamente todos lotados. Apenas uma pousada ainda tem vaga”, diz a Maria Fátima Dantas, responsável por um dos estabelecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário