domingo, 1 de junho de 2014


Aumento da temperatura tende agravar crise hídrica

Karina Toledo
Agência Fapesp

São Paulo – Eventos climáticos extremos, como estiagens prolongadas, fortes tempestades e ondas de calor ou frio intenso, devem se tornar mais frequentes à medida que a temperatura do planeta se eleva – o que poderá impactar a disponibilidade dos recursos hídricos nos grandes centros urbanos brasileiros. A avaliação é do pesquisador Humberto Ribeiro da Rocha, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP) e foi feita durante palestra apresentada no terceiro encontro do Ciclo de Conferências 2014 do programa Biota-Fapesp Educação, realizado, em São Paulo.
Emanuel AmaralA cada ano aumentam as dificuldades das empresas de saneamento para levar água potável aos moradores das metrópoles 
 A cada ano aumentam as
dificuldades das empresas de saneamento para levar água potável aos moradores das metrópoles

De acordo com Rocha, a oferta de água no Brasil é – na média – muito maior do que a demanda. Com uma vazão de 5.660 quilômetros cúbicos de água por ano (km³/a), os rios brasileiros concentram cerca de 12% da disponibilidade hídrica mundial. A população consome em torno de 74 km³/a – menos de 2% da quantidade ofertada. Mas, como os recursos hídricos estão desigualmente distribuídos, há regiões com problemas de desabastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário