quinta-feira, 12 de julho de 2018

Prós e contras: alongamento após o treino é necessário ou dispensável?

Apesar do consenso sobre a importância desses exercícios para a melhora da flexibilidade, existem dúvidas se precisam ser feitos depois da atividade física

Por São Paulo
O alongamento é um procedimento absolutamente necessário em qualquer tipo de programa de condicionamento físico. Os exercícios são importantes exatamente para proporcionar melhora de flexibilidade, assim como os aeróbicos melhoram resistência e os com pesos melhoram a força.
Apesar do consenso a respeito da sua importância ainda existem dúvidas sobre a indicação ou contraindicação de se alongar depois do treino. Esta é uma situação que requer uma análise mais cuidadosa do objetivo de cada pessoa. Saiba em quais momentos é indicado se alongar:
Mulher alongamento euatleta (Foto: Getty Images)Alongamento após o treino é necessário ou dispensável? Confira abaixo os prós e contras (Foto: Getty Images)

Alongar no pós-treino é indicado para promover relaxamento
Se o objetivo de alongar após a atividade física for relaxar ou “soltar” a musculatura, podemos considerar que o procedimento pode ser indicado. Vale lembrar que neste caso o alongamento deve ser leve, de menor amplitude articular e de mais curta duração, atendendo ao objetivo de realmente contribuir para restabelecer a condição de recuperação muscular, sem causar dor ou desconforto. Pelo contrário, ele promove alívio.
Alongar no pós-treino não é indicado para melhorar a flexibilidade
O exercício realizado imediatamente antes do alongamento provoca micro-traumas musculares. Nesta circunstância, os músculos não podem responder adequadamente ao alongamento para melhora de flexibilidade. Pelo contrário, o alongamento vigoroso pode causar um quadro de dor muscular tardia mais severo. Para melhora da flexibilidade, os músculos devem ser alongados enquanto íntegros. Ou seja, antes do treino ou preferivelmente em outro momento dissociado de um treino de resistência ou de força.
Alongar no pós-treino ajuda a potencializar a hipertrofia
Quando o objetivo fundamental do treinamento é a hipertrofia muscular, o alongamento pós-treino pode até ser considerado um aliado. Alongar vigorosamente músculos que foram solicitados de forma localizada e intensa, como no treinamento com pesos, pode potencializar os micro-traumas que se constituem no princípio do estímulo para a reconstrução muscular e o ganho de massa. Neste caso não existe nenhuma contribuição para melhora de flexibilidade nem benefício para melhorar a recuperação, apenas para potencializar a hipertrofia.
*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário