sábado, 26 de novembro de 2016



Laranjas (Foto: Adnan Khan/freeimages.com) Laranjas (Foto: Adnan Khan/freeimages.com)
Laranjas (Foto: Adnan Khan/freeimages.com)
Num estudo da Anvisa divulgado nesta sexta-feira (25), em que foram analisadas mais de 12 mil amostras de 25 tipos alimentos, laranja e abacaxi apareceram como os vegetais com maior número de casos de resíduos de agrotóxicos que apresentam risco agudo para a saúde. A análise ocorreu entre 2013 e 2015.
Entre as 744 amostras de laranja, 90 (12,1%) apresentaram resíduos com potencial risco agudo. No caso dessa fruta, a Anvisa chama atenção para o agrotóxico carbofurano, que passa por processo de reavaliação na agência -- 11% das amostras de laranja apresentaram situações de risco relativas ao carbofurano.
Já entre as 240 amostras de abacaxi, foram 12 enquadradas no risco agudo, o que equivale a 5% -- neste caso, o agrotóxico carbendazim foi o mais encontrado.
Maioria não apresentou risco agudoNo geral, a avaliação concluiu que 1,11% das amostras representavam risco agudo potencial à saúde -- ou seja, a grande maioria, quase 99%, não apresentou esse problema.
É a primeira vez que a Anvisa monitora esse risco, relacionado às intoxicações que podem ocorrer dentro de um período de 24 horas após o consumo do alimento com resíduos em quantidades estabelecidas pela Anvisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário