sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

STJD absolve América e Ceará, mas mantém punição ao ABC

Nos julgamentos realizados nesta quinta-feira pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), uma vitória e uma derrota para as equipes potiguares. América e Ceará foram absolvidos das confusões ocorridas na partida em Goianinha. os clubes foram denunciados no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Quatro torcedores acabaram baleados e 22 pessoas foram detidas na ocasião. A violência continuou dentro do estádio, porém as Polícia Militar agiu e conteve as torcidas. Ambos haviam sido punidos com a perda de um mando de campo e acabaram absolvidos no novo julgamento.

ABC

No mesmo dia o Pleno também julgou o ABC que recorreu da punição imposta pelos incidentes ocorridos na partida contra o Palmeiras pela Série B do Brasileiro no estádio Frasqueirão. O clube foi multado em R$ 40 mil por infringir o artigo 211 do CBJD - Deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização.

O Pleno também manteve a punição imposta ao presidente Rubens Guilherme que foi multado em R$ 50 mil e mais 180 dias de suspensão. Rubens foi denunciado nos artigos 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código). 243-A (atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado da partida, prova ou equivalente) e 243-B (constranger alguém, mediante violência, grave ameaça ou por qualquer outro meio, a não fazer o que a lei permite ou a fazer que ela não manda), todos do CBJD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário