sábado, 26 de outubro de 2013

Navio ‘Araguari’, de patrulha oceânica, integra frota do RN

Carlos Cruz - Repórter

As águas de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Fernando de Noronha, Ilhas Rocas e os Penedos de São Pedro e São Paulo estão mais protegidas. Os territórios pertencem ao 3º Distrito Naval e receberam na manhã de ontem (25) o Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”. Esse é o mais novo equipamento da Marinha do Brasil, que ficará baseado no Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), em Natal, de forma permanente.

O navio-patrulha “Araguari”,  que atracou por volta das 10h, na Base Naval de Natal (BNN), estava antes baseado no Setor Operativo,  no Rio de Janeiro, desde o dia 9 de outubro. A embarcação foi construída para ser vendido ao governo de Trinidad e Tobago, que declinou da compra, então o governo brasileiro adquiriu por um terço do valor. Construído no Reino Unido, o navio-patrulha que custaria 120 milhões de libras esterlinas foi vendido para o Brasil por 40 milhões de libras, valor aproximado a R$ 140 milhões. O navio-patrulha pode chegar aos 25 nós de velocidade (aproximadamente 50 km/h), impulsionado por dois motores principais.
Emanuel AmaralAraguari atracou ontem na Base Natal, onde ficará sediado para operações oceânicas de defesa 
 Araguari atracou ontem na Base
 Natal, onde ficará sediado para operações oceânicas de defesa

Com 92 metros de comprimento, o ‘Araguari’ é o sétimo navio-patrulha do Comando do 3º Distrito Naval. O diferencial do novo equipamento é que ele pertence à classe oceânica. Isso significa uma autonomia muito maior em relação aos outros navios-patrulha do 3º Distrito Naval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário