quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

 

Tradição religiosa, Dia de Santos Reis também tem ligação com fundação e história de Natal

Comemorada em 6 de janeiro, data é feriado municipal na capital do Rio Grande do Norte.

Por Sérgio Henrique Santos, Inter TV Cabugi


Imagens dos Santos Reis Magos, na capela dedicada a eles, em Natal. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Imagens dos Santos Reis Magos, na capela dedicada a eles, em Natal. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O dia de Santos Reis, celebrado pela Igreja Católica no dia 6 de janeiro, é de feriado na capital do Rio Grande do Norte. Os santos são co-padroeiros de Natal e representam uma tradição religiosa que tem ligação direta com a história da fundação da cidade.

Na tradição religiosa, os Reis Magos estão ligados à história bíblica de Jesus, nascido na cidade de Belém no primeiro século da era cristã. Vindos do oriente para adorar o menino Jesus, o messias, que havia nascido dias antes, os magos ofereceram presentes ao recém-nascido. Gaspar levou incenso, Belchior entregou ouro e Baltazar, mirra, uma espécie de resina.

"Os Santos Reis representam as autoridades, aqueles que têm posses, então quando eles saem dos seus reinos para estar na presença do rei dos reis, então eles se tornaram importantes para o cristianismo porque eles são as autoridades que tiveram a graça de contemplar o menino Jesus, coisa que Herodes, sendo rei, não teve essa graça de ver o menino Deus. O ódio foi tão grande no coração dele que ele não conseguiu enxergar", diz o padre Francisco Lima, pároco de Santos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário