sábado, 6 de dezembro de 2014

Ode ao jumento

Yuno Silva
Repórter

“Tomado por um sentimento de impotência, cheguei à triste conclusão de que Era uma vez o nosso litoral! Era uma vez o nosso povo! Era uma vez a esperança de um Brasil gigante, civilizado e exuberante! Assim, à medida que me aprofundava neste trabalho, conversava com as pessoas e documentava as realidades do sertão e litoral, fui compreendendo que o abandono dos jumentos simbolizava o descarte de uma cultura e valores que não precisariam ser desprezados em nome do desenvolvimento”, desabafa o fotógrafo Marcelo Buainain no editorial do livro “Era uma vez...”. O lançamento está agendado para o próximo dia 11 (quinta), às 19h, na Pinacoteca do Estado, e acompanha exposição homônima.   
Marcelo BuainainFotógrafo Marcelo Buainain transforma em livro seu desabafo diante do abandono deste animal símbolo da cultura nordestina 
 Fotógrafo Marcelo Buainain
transforma em livro seu desabafo diante do abandono deste animal símbolo da cultura nordestina

Contemplado pela Funarte com o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, Buainain denuncia a situação precária de quase extermínio e a falta de atenção de órgãos públicos com o mais dócil e servil dos animais. “É preciso estabelecer uma relação de gratidão com o jumento. Foi o animal que mais prestou serviços à humanidade e Jesus não o escolheu por acaso: poderia ter montado um cavalo, mas preferiu ressaltar a humildade e a servidão que o jegue representa”, disse o fotógrafo, informando que o jumento é o bicho mais citado na Bíblia: 133 vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário