domingo, 28 de dezembro de 2014


Gargalheiras seco, tristeza no campo

Nadjara Martins
repórter

Quase três horas diárias são gastas pelo agricultor aposentado José Neto Dantas, 73 anos, na busca por água para saciar o gado. Morador da comunidade de Acamã dos Dantas, zona rural de Acari, José Dantas enfrenta duas e até três viagens diárias até um poço tubular instalado em uma comunidade vizinha. A água que busca é salobra, mas ajuda a limpar a casa e manter o rebanho – três vacas e alguns bezerros – sadio. Com a redução dos níveis de água do Gargalheiras, reservatório que abastece a região, e a ausência de chuvas há quase dois anos, qualquer forma de obter água é comemorada pelo agricultor. Água potável só é vista pela comunidade uma vez ao mês, via carro-pipa.
Magnus NascimentoJosé Neto gasta três horas diárias em busca de água para o gado 
 José Neto gasta três horas
 diárias em busca de água para o gado

“A água que vem é limitada e se a gente fosse comprar o dinheiro ia embora, comadre. Agora se voltasse a chover ia ser bom”, explica o agricultor. Morador da comunidade desde 1973, José Neto possui uma cisterna construída e mantida por ele, que ajuda a guardar água para a comunidade, onde residem dez famílias. O reservatório está em níveis tão baixos quanto o do semelhante em grande escala – o Gargalheiras. “Suspenderam o carro-pipa do Exército, a nossa sorte é que tem o da Prefeitura”, acrescenta o agricultor. Ele divide a casa com a esposa e um filho mais velho, que trabalha em Acari.

Entre os moradores e comerciantes do Seridó, a constatação é única: nunca se viu o Gargalheiras com níveis tão baixos de reserva de água – 3% da capacidade ou 1,4 milhão de metros cúbicos. Quase toda a comporta da barragem está visível, bem como praticamente toda a área antes ocupada por água. O último sangramento da barragem aconteceu entre 2009 e 2010. Com a estiagem prolongada que pode entrar no quarto ano consecutivo no sertão do Rio Grande do Norte, cidades como Currais Novos e Acari, antes abastecidas pelo reservatório, entraram em sistema de rodízio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário