domingo, 21 de dezembro de 2014

Projetos levam esperança ao campo

Itaércio Porpino
Repórter

A chuva não molha o chão faz tempo. E o sol, feito um braseiro, maltrata tudo que é ser vivente. A paisagem do semi-árido potiguar nunca foi tão hostil, mas também o momento nunca foi tão alentador. Em muitas comunidades socioeconomicamente vulneráveis – dessa e de outras partes do Rio Grande do Norte – os moradores estão deixando apenas de sonhar e ter fé e passando a ver perspectivas reais de melhorar de vida. E isso sem precisar mudar de lugar; apenas trabalhando e produzindo com o que tiram da terra e de suas tradições.

Um dos principais catalisadores dessa mudança de cenário – senão o principal – é o projeto RN Sustentável, que com recursos do Banco Mundial deve injetar no interior do Estado, nos próximos cinco anos, 540 milhões de dólares. O dinheiro será usado para ajudar grupos produtivos organizados em associações e cooperativas a desenvolver e escoar sua produtividade.
João VitalDificuldades persistem: aos 77 anos, dona Raimunda faz seis viagens por dia em busca d’água 
 Dificuldades persistem: aos 77
anos, dona Raimunda faz seis viagens por dia em busca d’água

De uma maneira geral, os investimentos serão feitos na contratação de assistência técnica, na compra de equipamentos, em treinamento profissional e consultoria voltada para a melhoria da logística e comercialização dos produtos.

A equipe técnica do projeto, formado por técnicos de dez secretarias do Estado, fez uma radiografia dos grupos produtivos do RN, levantando a quantidade e identificando os tipos e suas principais dificuldades, e é a partir desse diagnóstico – inédito – que as ações vão ser desenvolvidas.     

Contempladas nos primeiros editais lançados pelo RN Sustentável, algumas organizações  produtivas já vão poder contar com recursos do Banco Mundial em 2015. Uma delas é o Clube de Mães e Jovens Tereza Celestina Dantas, organização social liderada por mulheres da comunidade Povoado Cruz, em Currais Novos, na região Seridó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário