terça-feira, 2 de setembro de 2014


Segunda fase da campanha deve vacinar 88,7 mil meninas contra HPV no RN

O Ministério da Saúde prevê a aplicação de 88,7 mil vacinas contra o HPV no Rio Grande do Norte na segunda fase da campanha que foi iniciada nesta segunda-feira (1º) em todo o Brasil. Para cumprir a meta, o estado já recebeu 93.320 doses da vacina.

De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, todos os estados conseguiram atingir a meta de cobertura vacinal da primeira dose da vacina. “Estamos lidando com efeito de saúde pública de grande magnitude. As estimativas para este ano é de que ocorram 15 mil novos casos de câncer do colo de útero e cerca de 4,8 mil óbitos. No entanto, a combinação do sucesso na expansão da imunização contra o vírus do HPV, com a forte mobilização dos estados, municípios, escolas públicas e privadas, e dos meios de comunicação, juntamente com a ampliação da estratégia do Papanicolau nas Unidades Básicas de Saúde, conseguiremos reduzir significativamente esse tipo de câncer nos próximos anos no país”, afirmou o ministro.

A vacina contra o HP começou a ser fornecida no Sistema Único de Saúde (SUS) em março. Em seis meses, 4,3 milhões de meninas nessa faixa-etária já foram vacinadas, atingindo 87,3% do público-alvo em todo o país. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% das 4,9 milhões de meninas de 11 a 13 anos residentes no Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação nas escolas foi o diferencial para o alcance da meta nacional, por isso a estratégia deve ser repetida nesta segunda fase. A vacina também está disponível para aquelas que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose da vacina HPV, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação na unidade de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário