quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Colapso chega a 22 açudes até fevereiro

Daísa Alves e Valdir Julião
repórteres

O Rio Grande do Norte deve chegar nos primeiros meses de 2015 com 22 reservatórios de água colapsados. A informação é da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) com base em simulação de perda de água dos reservatórios. Dos  46 reservatórios monitorados pela Semarh, 12 já estão em colapso, e mais 10 devem chegar a este  status até fevereiro de 2015. Diante do cenário será renovado o decreto de calamidade pública para o RN.
Cláudio AbdonO Gargalheiras, que abastece Currais Novos e Acari, está com 7,26% da sua capacidade, volume que deve esgotar até outubro 
 O Gargalheiras, que abastece
Currais Novos e Acari, está com 7,26% da sua capacidade, volume que deve esgotar até outubro

É considerado um colapso quando o reservatório chega ao “volume morto”. Quando o volume da barragem fica abaixo das tomadas de água, inviável para captação via adutora. A simulação, feita pela Semarh, se baseia na vazão de água retirada dos reservatórios e a evaporação deles. Não considera eventuais chuvas. O que é difícil de ocorrer, pelo menos nestes próximos três meses – setembro, outubro e novembro -, de acordo com o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário