sábado, 29 de março de 2014

Preços agrícolas puxam para cima taxa do IGP-M

São Paulo - A aceleração do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de março foi puxada especialmente pelo avanço mais intenso do que o esperado dos preços agrícolas no atacado, conforme economistas consultados pelo AE Projeções. A taxa de 1,67% surpreendeu o mercado, ao ficar acima do teto das expectativas da pesquisa do serviço especializado do serviços de informações da Agência Estado Broadcast, de 1,65%. O piso das previsões era de elevação de 1,45%, com mediana de 1,54%.
DivulgaçãoO preço do milho, no mercado de grãos por atacado, foi um dos fatores para a alta do IGP-M 
 O preço do milho, no mercado
 de grãos por atacado, foi um dos fatores para a alta do IGP-M

De acordo com os analistas ouvidos, a inflação ao produtor agropecuário, que teve variação expressiva de 6,16% em março, depois de 0,61% em fevereiro, sentiu com mais força os efeitos do clima adverso no País. A despeito da influência, muitos profissionais acreditam que este pode ter sido o pico de alta do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) Agropecuário.

Para o economista-chefe do Banco ABC Brasil, Luis Otávio de Souza Leal, o que surpreende no IGP-M é a alta expressiva do IPA Agropecuário em um único mês. Ele ressalta que, de fevereiro para março, os preços agrícolas ao produtor aceleraram 1,29 ponto porcentual. “O número em si já é elevado, mas se torna ainda mais impressionante quando comparamos com a inflação de fevereiro”, analisou, acrescentando que previa taxa de 5,80% para o IPA Agropecuário e IGP-M de 1,49%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário