segunda-feira, 17 de março de 2014

Copiloto fez contato final antes de transponder ser desligado, diz aérea

Algo aconteceu com piloto, diz líder de comitê de segurança de Washington.
Avião que sumiu poderia ter seguido para Ásia central ou Oceano Índico.

Da AFP
As investigações sobre o desaparecimento do voo MH370 se concentram na cabine dos pilotos e nas últimas palavras recebidas em terra, pronunciadas pelo copiloto, que coincidiram com o momento em que os principais sistemas de comunicação da aeronave foram deliberadamente desligados.
Às 01H19 de sábado 8 de março (14H19 de sexta-feira no horário de Brasília), 38 minutos após a decolagem do Boeing 777 de Kuala Lumpur com destino a Pequim, o controle aéreo registrou a última comunicação oral a partir da cabine do piloto: "Tudo bem, boa noite".
Estas poucas palavras em inglês ('All right, good night'), pronunciadas de maneira descontraída segundo as autoridades malaias, foram uma resposta aos controladores de voo que anunciaram à tripulação que o avião se preparava para deixar o espaço aéreo malaio.
"As investigações preliminares sugerem que era o copiloto quem falava", afirmou nesta segunda-feira (17) o CEO da Malaysia Airlines, Ahmad Jauhari Yahya. A informação pode ser vital para estabelecer quem controlava a aeronave quando ela desapareceu dos radares civis, o que as autoridades da Malásia têm descrito como uma manobra 'deliberada'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário