Novembro Azul alerta para a importância do diagnóstico do câncer de próstata
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença.
Para
alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer
de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com
Instituto Lado a Lado pela Vida, vão iluminar pontos turísticos em
várias cidades e distribuir panfletos explicativos no movimento chamado
Novembro Azul. O tema da campanha - Um Toque, um Drible - pretende
conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames
preventivos.Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. De acordo com Eduardo Ribeiro, uro-oncologista do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, os homens estão mais conscientes, “não tanto quanto as mulheres, que vão ao ginecologista desde adolescentes, mas a gente não vê mais tanta resistência”, contou Ribeiro.
A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. De acordo com Ribeiro, pessoas que têm casos de câncer de próstata na família, obesas, e negras têm mais risco de desenvolver a doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário