domingo, 17 de março de 2013


Fisioterapeuta dá dicas aos atletas que vão estrear na distância de 21km

Por Jundiaí, SP
Quando se trata da primeira meia maratona da vida de um corredor, além dos sentimentos de motivação e conquista, não podemos deixar de falar da preparação. O período de treinamento antes de uma prova como essa é essencial para o seu sucesso. A seguir, algumas dicas sobre fisioterapia e biomecânica para que a sua primeira meia maratona seja completada de forma saudável e com bom resultado.

- Dê atenção aos sinais do seu corpo durante os treinos: muitas vezes surgem pequenas dores nas articulações, que por não serem limitantes ao treinamento, são vistas como sem importância. Dor é um sinal de alerta do corpo de que algo está errado e se for deixada de lado pode resultar em um problema mais sério, que terá um processo de tratamento mais difícil e poderá dificultar a participação em provas futuras.
- Fortaleça seus músculos: uma musculatura forte permite um padrão de corrida mais eficiente e protege as articulações de lesões. A resistência muscular também é um fator importante neste tipo de prova e deve ser treinada.
- Corra sem pular: na corrida o importante é ir para frente, em direção à linha de chegada. Um deslocamento excessivo para cima (isto é, correr “quicando”) representa um desperdício de energia, além de aumentar a sobrecarga nas articulações. Quer melhorar seu tempo e prevenir dores articulares? Treine o impulso de seu corpo para frente, e não para cima.
- Alinhamento corporal: durante sua preparação procure um bom profissional para avaliar o alinhamento do seu corpo na corrida. O impacto do corpo com o solo nessa atividade é de aproximadamente três vezes o peso corporal, e sem um alinhamento adequado as articulações podem sofrer com isso. Existe uma ideia de que os desalinhamentos articulares são situações irreversíveis na idade adulta, mas isso não é verdade. A maioria dos casos em corredores é causada por fraqueza de alguns grupos musculares e dificuldade de coordenação do corpo em determinados momentos da corrida. Um trabalho de fortalecimento dos músculos certos e o treino para que essa musculatura se contraia de forma coordenada pode melhorar o alinhamento das articulações durante a atividade física. Por exemplo, é possível diminuir o desalinhamento de uma pisada pronada fortalecendo a musculatura do tornozelo e do quadril e treinando sua coordenação na fase de absorção de impacto da corrida.
- A atenção ao alinhamento, além de prevenir lesões, pode ajudar o corredor a melhorar o seu tempo na prova. Quando mais alinhada a articulação, mais fácil e eficiente é a contração da musculatura e menor é o desperdício de energia com movimentos indesejados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário