quinta-feira, 12 de abril de 2018

Dos 47 reservatórios monitorados no RN, dois estão 'sangrando'; veja vídeo

Instituto de Gestão das Águas do RN monitora reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos de água. Em Encanto e Riacho da Cruz, açudes começaram a transbordar.


Por Anderson Barbosa, G1 RN
Açude sangra no município de Encanto, na região Oeste potiguar
Açude sangra no município de Encanto, na região Oeste potiguar
Dos 47 reservatórios que são monitorados pelo Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte, em dois deles o volume de armazenamento já chegou ao limite e nesta quinta-feira (12) as águas começaram a transbordar. Em outras palavras, estão ‘sangrando’, expressão que o sertanejo gosta de usar.
É importante explicar que o Igarn monitora apenas os açudes ou barragens que possuem capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos de água. São os casos dos açudes de Encanto (veja vídeo acima) e Riacho da Cruz, ambos na região Oeste do estado.
Açude Público de Encanto, na região Oeste potiguar, começou a 'sangrar' nesta quinta (12)  (Foto: Geyson Oliveira)   Açude Público de Encanto, na região Oeste potiguar, começou a 'sangrar' nesta quinta (12) (Foto: Geyson Oliveira)
O açude de Encanto tem capacidade para 5.192.538 metros cúbicos de água. Já o açude de Riacho da Cruz, tem quase o dobro disso. Lá, a capacidade de armazenamento é de 9.604.200, e também chegou a 100%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário