sexta-feira, 18 de dezembro de 2015


Chuvas no interior do RN devem continuar até dia 26

As chuvas devem continuar no interior do Estado e litoral até o dia 26 deste mês, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), sob influência de um fenômeno denominado vórtice ciclônico.

Em algumas cidades da região oeste potiguar, principalmente, há registro de chuvas desde a última quarta-feira. A distribuição dessas chuvas no território potiguar, no entanto, é irregular e característica  desse fenômeno.

As precipitações nessa época do ano são conhecidas como “chuva do caju” devido à coincidência com a época de florada dos cajueiros. A água mais quente do Oceano Atlântico contribui à formação do vórtice e faz chover nas regiões oeste e litoral do Rio Grande do Norte, de acordo com as explicações do serviço de meteorologia da Emparn.

“É um bom sinal — que não tivemos no ano passado — em relação à estação chuvosa do próximo ano para o semiárido nordestino. Embora não seja, por enquanto, suficiente para dizermos se teremos ou não um inverno normal”, ressalta o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário