terça-feira, 28 de julho de 2020

Igreja Católica autoriza reabertura de templos a partir de agosto no RN; veja calendário

Documento assinado pelos bispos de Natal, Mossoró e Caicó nesta segunda-feira (27) também determina normas a serem seguidas por padres e fiéis.

Por G1 RN

Igreja Nossa Senhora da Apresentação em Natal (Arquivo) — Foto: Alex Regis/PMN/Secom
Igreja Nossa Senhora da Apresentação em Natal (Arquivo) — Foto: Alex Regis/PMN/Secom
Os bispos responsáveis pela Arquidiocese de Natal e Dioceses de Mossoró e Caicó publicaram um decreto, nesta segunda-feira (27) que autoriza a reabertura dos templos da Igreja Católica no Rio Grande do Norte a partir de agosto.
Junto com o decreto, também foi divulgado um plano de reabertura, com um conjunto de orientações para os padres e fiéis, sobre a volta às celebrações presenciais. As missas com presença de fiéis estavam suspensas desde março, por causa da pandemia do novo coronavírus.
Crismas e primeira eucaristia, por exemplo, seguem suspensos até 2021. Também são se pode tocar imagens e sacrário. Fiéis devem permanecer com máscaras e só podem tirar para receber a comunhão. Veja o documento completo aqui.
De acordo com o decreto, cada uma das dioceses do Estado é autônoma para definir as suas datas da reabertura. A Arquidiocese de Natal e Mossoró seguirão o seguinte calendário.
  • 10 de agosto – abertura das igrejas somente para oração pessoal;
  • 15 de agosto - reinício das celebrações das Missas nas Igrejas Matrizes, igrejas dos municípios que não são sede de Paróquias e capelas de Institutos Religiosos
  • 19 de setembro – início das atividades celebrativas nas capelas que compõem a Paróquia.
Veja o calendário na Diocese de Caicó:
  • 16 de agosto - permitida a abertura das igrejas somente para oração pessoal;
  • 31 de agosto - reinício das celebrações das Missas em todas os espaços próprios.
As celebrações deverão contar com número reduzido de fiéis, conforme o decreto assinado pelos bispos. As recomendações são de que idosos e outras pessoas dos grupos de risco continuem acompanhando as celebrações de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário