terça-feira, 9 de junho de 2020

CÂIMBRA ALGO COMUM NAS PESSOAS SOBRE TUDO,EM ATLETAS AMADORES E PROFICIONAIS,E GERALMENTE ACONTECE A NOITE PRINCIPALMENTE NAS PANTURRILHAS .

Câimbra  o excessivo  trabalho neuro-muscular produz a tão frequente conhecida câimbra. Caracteriza pela contração intensa do  músculo, pela sua dureza ao tato e pelas dores de que se fazem acompanhar.A panturrilha, bem com os músculos da coxa são os mais comumente afetados por câimbras, havendo casos,no entanto, em que todo um grupo muscular é vitaminado; isto se dá muito amiúde com jogadores de futebol e nadadores, e seu tratamento pela massagem, embora eficaz,é demorado e trabalhoso.Nestes casos o tratamento se efetua por meio de fricções  superficiais,ou deslizamentos em lenta progressão, a medida que as dores vão desaparecendo. Em se tratando dos músculos da panturrilha, convém colocar o atleta de bruços, flexionar o joelho sobre a coxa e estender todo o pé,favorecendo, destarte, o encolhimento e evitando-se novos reflexos. Com as mão  colocadas a mais amplamente possível sobre o músculo endurecido vai-se efetuando  pressões muito dedicada,buscando-se abrandar a contratura com a outra mão se efetuam movimentos também suaves e lentos lentos sobre as articulações do dedo do pé primeiramente e do tornozelo depois.Estes movimentos irão aumentando progressivamente seu raio de ação,tendo-se o cuidado de não fazer que se manifeste novas câimbras ,e, portanto,  novas dores .uma vez desaparecida câimbra convém submeter todo membro afetado a massagem,massagem esta que se fará a seguir de movimentação passiva das articulações".( Malvassi). O uso de linimento anti-espasmodico,mediante fricção  suave, é um excelente auxiliar para a descompressão do músculo afetado.
     Não o se permite, nestes casos,uso das fricções Profundas,vibrações, percussões e etc. Fonte Massagem e pronto socorro nos esportes .

Nenhum comentário:

Postar um comentário