quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Governo assina ordem de serviço para estudo e projeto de recuperação da barragem Passagem das Traíras, no RN

Relatório divulgado em 2018 pela Agência Nacional das Águas revelou danos estruturais no reservatório, que tem capacidade para 50 milhões de metros cúbicos de água.

Por G1 RN

Barragem Passagem das Traíras está com menos de 1% de sua capacidade total de armazenamento — Foto: Renato Medeiros Barragem Passagem das Traíras está com menos de 1% de sua capacidade total de armazenamento — Foto: Renato Medeiros 
Barragem Passagem das Traíras está com menos de 1% de sua capacidade total de armazenamento — Foto: Renato Medeiros
Foi publicada na edição desta quinta-feira (7) do Diário Oficial do Estado a autorização para o início dos estudos e elaboração do projeto de recuperação da barragem Passagem das Traíras, localizada no município de São José do Seridó, na região Seridó potiguar.
Relatório divulgado em 2018 pela Agência Nacional de Águas revelou danos estruturais no reservatório, que tem capacidade para 50 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente, no entanto, a barragem está quase que totalmente seca.
A ordem de serviço foi assinada na quarta (6) pelo secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti. “Conforme prometido na visita técnica que fiz semana passada, a governadora Fátima Bezerra tomou providências e conseguiu empenhar R$ 575 mil do tesouro estadual, que serão investidos nessa ação. Recuperar reservatórios é uma prioridade dela nesse início de gestão”, afirmou o secretário.
A situação de Passagem das Traíras voltou a chamar a atenção nestes últimos dias em razão da catástrofe ocorrida com o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em Minas Gerais. Até esta manhã, estavam confirmadas 150 mortes, com 134 corpos identificados. Há ainda 182 pessoas desaparecidas.

Serviços

Ainda de acordo o secretário da Semarh, os serviços a serem contratados para a barragem Passagem das Traíras incluem o levantamento da situação ambiental, estudos hidrológicos, estudos topográficos, levantamento das áreas danificadas, estudos de campo para qualificar a intervenção, entre outros.
Os recursos serão liberados conforme a execução do cronograma físico-financeiro, prevista pra ser concluída no mês de maio. A empresa contratada é a Aqualtool Consultoria, do Ceará.
“A principal ação será a sondagem do reservatório. É ela que vai indicar se e onde será necessário que ocorra alguma intervenção”, destacou João Maria Cavalcanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário