sexta-feira, 23 de outubro de 2015

No Enem, é bom 'chutar' a resposta? Veja método criado por especialistas

Pesquisadores da Meritt desenvolveram estratégia para fazer as provas.
Conheça os seis passos para garantir mais acertos e mais pontos no Enem.

Ana Carolina Moreno Do G1, em São Paulo
Conhecido como uma "maratona acadêmica", o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste fim de semana, tem um total de dez horas de duração e cinco provas. São quatro horas e meia no sábado (24) e cinco horas e meia de prova no domingo (25). Apesar do tempo parecer extenso, as quatro provas objetivas somam 180 questões. Isso daria uma média de 3,3 minutos para resolver cada questão, mas na verdade o tempo é menor, porque há ainda a prova de redação e o preenchimento do cartão de respostas.
 
Pensando no desafio de otimizar a resposta das provas objetivas, a Meritt, uma startup dedicada ao desenvolvimento de tecnologias em dados educacionais, bolou um método para auxiliar os candidatos e candidatas a usarem melhor o tempo do Enem.
Segundo Alexandre de Oliveira, diretor pedagógico da startup, primeira dica é: "chutar" a resposta pode ser uma boa ideia, desde que seja coerente. "O chute é melhor que deixar em branco. Porém, o chute tem que ser de forma a reduzir o dano." Ele diz também que é fundamental ter uma estratégia para as provas objetivas. "Além do tempo limitado, há a TRI [Teoria de Resposta ao Item], que irá avaliar o conjunto de acertos", explicou o pesquisador ao G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário