domingo, 12 de julho de 2015

Sexo oral desprotegido faz aumentar câncer de boca entre mais jovens

Dados mundiais são de revisão de estudos feita por médica brasileira.
Infecção por HPV aumenta risco de câncer de boca.

Mariana Lenharo Do G1, em São Paulo
Câncer de boca afeta 30 mil pessoas anualmente nos EUA (Foto: Julia Freeman-Woolpert / stock.xchng)Câncer de boca afetou mais de 15 mil pessoas
em 2014, segundo estimativa do Inca
(Foto: Julia Freeman-Woolpert / stock.xchng)
O perfil dos pacientes com câncer de boca mudou nos últimos anos. A doença, que antes tinha uma incidência maior entre homens mais velhos, principalmente por causa do consumo de álcool e cigarro, agora está acometendo homens mais jovens, com idade entre 30 e 44 anos. Entre as mulheres, a doença também tem aumentado, especialmente nessa faixa etária.
O motivo, segundo especialistas, é a maior exposição ao sexo oral sem proteção. O vírus HPV, transmitido por contato sexual, aumenta o risco da doença.
A conclusão foi de uma revisão de estudos coordenada pela médica epidemiologista Maria Paula Curado, do A.C.Camargo Cancer Center. A revisão incluiu dados de estudos feitos em vários países.
Ela explica que, embora a população mundial esteja envelhecendo – e o câncer de boca seja uma doença associada a pessoas com mais de 50 anos – existe uma tendência de aumento da doença em pessoas mais jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário