terça-feira, 12 de agosto de 2014

Criadores de Mossoró investem em galinhas ornamentais

Sebright, Old Game, Rock Barrada e Polonesa são as raças preferidas.
Casal é vendido por até R$ 100, o dobro do preço das aves tradicionais.

Do G1 RN, com informações da Inter TV Cabugi
Sebright, Old Game e Rock Barrada. Estes são nomes de três raças de galinhas ornamentais que estão sendo criadas em Mossoró, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. A Inter TV Cabugi foi ao município para conhecer e mostrar as principais diferenças de uma galinha comum
Na fazenda de Francisco Vicente, as galinhas não são criadas para o abate, mas para embelezar o local. Tem ave de todos os tamanhos e cores. São grandes, pequenas, pretas, brancas e coloridas. O pescoço é pelado, mas a crista é enfeitada. Para quem só conhece a galinha tradicional, o criador apresenta outras raças. Tem também a galinha Polonesa, com um penteado todo estiloso. Ela é a que mais desperta a atenção dos curiosos. Em médias, podem pesar até 2,5 quilos e botam até 150 ovos por ano.
Galinha Polonesa, com penteado estiloso, é a que mais desperta a atenção dos curiosos (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Galinha Polonesa, com penteado estiloso, é a que
mais desperta a atenção dos curiosos
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
As menores, as das raças Sebright e Old Game, pesam pouco mais de 1,5 quilo. A partir dos oito meses de idade já botam ovos, que também são bem pequenos. Fábio Máximo Medeiros, que também é criador, ressalta que apesar de menores no tamanho, os ovos das galinhas ornamentais concentram um sabor todo especial. “São ovos semelhantes aos da galinha caipira. São menores, é claro, mas também são mais consistentes, de coloração bem forte e muito gostosos”, garante.
Um galo e uma galinha ornamentais são vendidos por até R$ 100 o casal - o dobro do valor pago por um casal comum. Como são mais caras, os criadores preferem ver as aves vivas, não na panela. “Como são aves ornamentais, apreciadas por colecionadores, é preciso ter cuidado”, acrescenta Fábio.

Um comentário:

  1. Boa noite! Sou de Fortaleza e gostaria de entrar em contato com os criadores de sebright em Mossoró. Meu nome é Jefte.

    ResponderExcluir