sábado, 30 de agosto de 2014

Propostas para o Rio Grande do Norte - Educação Pública

No Rio Grande do Norte, a avaliação da educação não aponta bons indicadores. Pelo contrário, revela gargalos: são altas as taxas de analfabetismo e de evasão escolar. Entre pessoas de 10 ou mais anos, a taxa de analfabetismo no RN é de 17,38%, segundo dados do Censo 2010/IBGE.
Junior SantosNo Rio Grande do Norte, são altas as taxas de analfabetismo e de evasão escolar 
 No Rio Grande do Norte, são
altas as taxas de analfabetismo e de evasão escolar

“É a 5ª taxa mais alta do Brasil, que tem uma taxa global de 9,2%. Há municípios no Estado onde a taxa de analfabetismo chega a 39%. O Estado não pode continuar alimentando essa situação”, aponta a diretora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Cláudia Santa Rosa. 

No caso da evasão escolar, os índices não ficam abaixo. No ensino médio, etapa de exclusiva responsabilidade do Estado, a taxa é de 19,13%, também uma das mais altas do país. Cláudia Santa Rosa afirma que, nesse contexto, os desafios da educação estadual passam, antes de tudo, por planejamento para “não continuarmos na prática do amadorismo, não tendo claro onde queremos chegar”.

A especialista em educação afirma que os resultados apontados pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que incluem o ensino fundamental  compartilhado entre estados e municípios, revela a ineficiência do sistema educacional. A pontuação da rede estadual no Ideb varia de 3.7 no 5º ano; 2.9 no 9º ano a 2.8 no ensino médio, numa escala que vai de zero a 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário