Energias limpas: RN inicia instalação de equipamentos para análise dos ventos e radiação solar
Dados deverão ser consolidados em Atlas Solar e Eólico no segundo semestre de 2022, segundo o governo do estado.
Por G1 RN
Estações solarimétrica tem medidores de umidade, temperatura ambiente, velocidade e qualidade dos ventos e radiação solar. — Foto: Daniel Herrera/Sedec/Divulgação
O Rio Grande do Norte começa nesta semana a instalação de equipamentos usados para análise dos ventos e radiação solar que deverão viabilizar a criação do Atlas Solar e Eólico do Rio Grande do Norte. As informações levantadas pelas estações deverão ser usadas para investimentos na área de energias renováveis por exemplo. O estado lidera a produção nacional de energia eólica - gerada pela força dos ventos.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, até o final de maio, serão instaladas 6 estações solarimétricas em diferentes municípios do RN, começando por Lajes. Também está prevista uma torre anemométrica de 170 metros de altura até o final de junho.
“Teremos uma torre com 170 metros de altura, será a primeira do Brasil e deve analisar a força e velocidade dos ventos potiguares mais altos, qualificando o estado para a chegada de torres eólicas maiores e plantas offshore (no mar)” explicou o diretor do CTGAS-ER e ISI, Rodrigo Melo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário