Sem tabaco
Isaac Ribeiro - repórter e editorO uso do tabaco encabeça a lista das ameaças universais à saúde. No entanto, podemos ver estímulos ao tabagismo em vários lugares. Proibir a publicidade de cigarros é uma das lutas da Organização Mundial de Saúde (OMS), ação ressaltada inclusive no Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado na última sexta-feira, 31. De acordo com um estudo realizado pela entidade, um terço dos jovens que experimentam fumar é estimulado por propaganda.
Há anúncios de cigarro em várias ações da indústria do tabaco — seja em eventos com a presença de jovens ou nos pontos de venda, inclusive com carteiras de cigarro dispostas ao lado de balas ou chicletes e até em padarias. Isso faz com que crianças e adolescentes percebam essa presença, mesmo de forma inconsciente.
A última edição da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil 2011), do Ministério da Saúde, 11% da população maior de 25% anos é fumante; algo em torno de 250 mil pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário