quinta-feira, 8 de março de 2018

Pioneiro na participação política das mulheres, RN ainda tem baixa representação nos cargos eletivos

Estado teve primeira eleitora e primeira prefeita do país. 90 anos depois, elas são maioria nos votos, mas minoria nos cargos políticos.


Por Fernanda Zauli e Igor Jácome, G1 RN
As três deputadas da ALRN ao lado dos colegas deputados, na abertura do ano legislativo (Foto: João Gilberto/Assembleia Legislativa do RN) As três deputadas da ALRN ao lado dos colegas deputados, na abertura do ano legislativo (Foto: João Gilberto/Assembleia Legislativa do RN) As três deputadas da ALRN ao lado dos colegas deputados, na abertura do ano legislativo (Foto: João Gilberto/Assembleia Legislativa do RN)
Em 1927, a potiguar Celina Guimarães Viana se tornou a primeira mulher a votar no Brasil. O caso aconteceu em Mossoró, na região Oeste do estado. Um ano depois, Alzira Soriano foi eleita prefeita de Lajes, na região central, sendo a primeira a ocupar um cargo como esse no país. Passado quase um século desde essas histórias de pioneirismo feminino, as potiguares já são maioria no registro de eleitores, porém minoria quando o assunto é a ocupação dos cargos eletivos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário